Para entendermos o que é uma Fintech, precisamos começar contextualizando o atual momento de transformação digital que vivemos.

Dentre as muitas características desse movimento de digitalização de produtos, serviços e até modelos de negócios, as soluções de pagamentos e transações financeiras têm um destaque especial.

Hoje, mesmo que de maneira inconsciente, todo negócio está mais ou menos familiarizado com as chamadas fintechs.

Quando você usa o PayPal, a Apple Pay ou simplesmente seu cartão de crédito para fazer uma compra online, está lidando com uma Fintech — você, o varejista de comércio eletrônico e os bancos por trás da troca de dinheiro.

Mas, o que é, afinal, uma Fintech?

É isso que vamos responder neste artigo.
Continue lendo para entender em termos bem simples esse conceito!

O que é uma Fintech?

Abreviação do termo inglês Financial Technology, uma Fintech nada mais é do que um negócio que visa fornecer serviços financeiros utilizando softwares e outros recursos de tecnologia moderna.

Também é correto afirmar que trata-se de uma Fintech quando a tecnologia é aplicada em serviços financeiros ou usada para ajudar as empresas a gerenciar os aspectos financeiros de seus negócios, incluindo novos softwares e aplicativos, processos e modelos de negócios.

Hoje, as empresas de fintech competem diretamente com os bancos e outras instituições financeiras tradicionais na maioria das áreas do setor de finanças para vender serviços e soluções aos seus clientes.

Principalmente devido a razões regulatórias e suas estruturas internas, os bancos ainda lutam para acompanhar as startups do tipo fintech em termos de velocidade de inovação.

Por que as Fintechs estão cada dia mais populares?

As Fintechs perceberam cedo que os serviços financeiros de todos os tipos — incluindo transferência de dinheiro, empréstimos, investimentos, pagamentos — precisam integrar-se perfeitamente às vidas dos clientes modernos e sofisticados de hoje para permanecerem relevantes em um mundo onde os negócios e a vida privada se tornam cada vez mais digitalizados.

Especialmente os millennials (pessoas nascidas entre o início de 1980 e final dos anos 90) e as gerações seguintes preferem serviços financeiros e bancários rápidos e fáceis do que caminhar até uma agência, por exemplo.

Um exemplo de Fintech de sucesso?

Agora, para entendermos com clareza, na prática, o que é uma Fintech, nada melhor do que um exemplo.

Pois bem, você já conhece a PAGGI?

A PAGGI é uma Fintech em operação desde 2013 no Brasil. A empresa tem um sólido background de tecnologia e inovação, desenvolve soluções de integrações inteligentes tanto para empresas e comerciantes quanto para seus clientes por meio de pagamento online, mobile e físico (as máquinas de cartões), que também disponibiliza a funcionalidade mobile wallet para realização de pagamentos digitais.

É uma solução moderna para os empresários que que querem oferecer comodidade e segurança da informação aos seus clientes.

Que tal, você entendeu o que é uma Fintech? Deixe seu comentário!