Estimular vendas é um desafio constante para todos os negócios. No e-commerce, que vem crescendo a cada ano no Brasil, essa máxima é ainda mais importante, pois a concorrência aumenta na mesma proporção em que os consumidores se habituam a essa nova forma de comprar.

Sobre isso vamos refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para ver uma estratégia de estímulo às vendas na sua loja virtual!

5 maneiras de estimular vendas no e-commerce

1. Foque em seus clientes já conquistados

Quando as empresas têm dificuldade em crescer, elas pensam imediatamente que é porque não têm clientes suficientes. Este é um equívoco comum, por isso não tire conclusões precipitadas.

Segundo um estudo da American Management Association, as compras realizadas por clientes fiéis podem representar até 65% do faturamento e lucro de um negócio. Isso porque manter um bom relacionamento com as pessoas que já foram conquistadas pela marca é muito mais barato do que ir em busca de novos consumidores.

Em vez de concentrar todo o seu esforço apenas na aquisição de clientes, você deve melhorar sua estratégia de retenção daqueles que já compraram.

Faça com que a sua loja virtual estimule seus clientes a voltarem a comprar. Para isso, crie campanhas de e-mail marketing, dê descontos especiais para novas compras e oferte produtos similares e/ou complementares.

2. Encontre maneiras de mostrar que sua loja virtual é confiável

Ninguém vai querer fazer compras no seu site de comércio eletrônico se parecer incompleto ou não confiável.

Por isso, é importante exibir descrições bem detalhadas dos produtos, com fotos de diferentes ângulos, dicas de uso, indicação de outros itens que são similares a ele. Tudo isso gera confiança no consumidor.

Além disso, é fundamental deixar contato, e-mail e telefone bem visível. Isso gera no consumidor a certeza de que a marca está à disposição para qualquer dúvida ou reivindicação.

Se tiver algum selo de segurança, também vale destacar. Se a loja é bem pontuada no Reclame Aqui, também é interessante inserir o selo fornecido por essa plataforma.

3. Use fotos quando incluir depoimentos de clientes

Comentários e depoimentos de usuários são uma ótima maneira de mostrar que seus produtos são bons. Eles geram identificação entre os usuários, o que é excelente para estimular vendas.

Mas uma mensagem de uma pessoa sem nome e sem rosto não é convincente.

Leve seus depoimentos um passo adiante. Adicione uma foto e inclua o nome completo e o título/profissão da pessoa.

4. Torne seu site responsivo

Só porque você tem uma loja virtual não significa que você pode assumir que seus clientes estão comprando apenas de seus computadores.

A realidade é que as pessoas usam, cada vez mais, celulares e tablets para fazer compras online. Em nível global. Segundo o relatório anual do Cuponation, plataforma de descontos online pertencente à alemã Global Savings Group, em 2017 o número de consumidores que comprou via celular subiu 9% em relação a 2016.

No Brasil, de acordo com a Criteo, as vendas via dispositivos móveis já representam 48% do volume total de transações no e-commerce.

E essa tendência deve aumentar significativamente nos próximos anos, uma vez que 51,12% do tráfego global da web se origina de dispositivos móveis — dados da plataforma Statista.  

Logo, é importante que o seu e-commerce seja responsivo, ou seja, que as páginas da loja virtual se adaptem para todos os tipos de tela. Dessa forma, não importa de qual tipo de equipamento o seu possível cliente está acessando: ele vai conseguir comprar de qualquer maneira.

5. Checkout

O abandono de carrinho é algo que infelizmente acontece bastante nos e-commerces, muitas vezes causado pelo checkout complicado, seja porque as informações não estão claras ou porque as etapas estão muito extensas. E por isso vamos pontuar algumas dicas para tornar o seu checkout mais prático e ágil.

É preciso estruturar o seu checkout com no máximo três etapas, de forma a não cansar o usuário durante a compra, e deixar essas etapas a mostra. Mostrando para o comprador o caminho que ele percorrerá até a finalização da compra.  

Outra coisa importante a se fazer, é tornar o cadastro simples, solicite apenas o necessário; e-mail, CPF, endereço, telefone e nome completo. Além de tornar essa etapa simples é possível ativar a opção de social login.

E por fim deixe todos os custos a mostra, valor do produto, frete e qualquer outro valor que possa ser cobrado, assim o cliente não se sente enganado e o site passa transparência e confiança para o seu cliente.