O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais emblemáticas do ano. Não por acaso, é um período de grande expectativa para o comércio em geral.

Em 2017, segundo dados da FecomercioSP, foram movimentados 1,9 bilhão de reais somente no e-commerce nacional. Se juntarmos as vendas do varejo tradicional, essa cifra pode triplicar.

Como todo período sazonal, no entanto, lojistas e empreendedores precisam inovar em suas ações comerciais. Entre os desafios enfrentados estão o baixo crescimento da economia brasileira e a concorrência acirrada.

Neste artigo, resolvemos trazer algumas dicas para você se preparar e aproveitar o Dia dos Namorados para alavancar as vendas. Acompanhe!

5 dicas para potencializar suas vendas:

1. Trabalhe o tema nas suas ações de marketing

O Dia dos Namorados mexe com a emoção das pessoas. Comprar um presente para o/a parceiro/a é quase que obrigatório. Além disso, requer toda uma carga emocional, uma vez que é um período de reconhecimento do valor de alguém com quem se tem uma ligação muito forte.

Diante disso, as empresas que melhor trabalham a emotividade em suas ações tendem a obter mais sucesso.

A boa notícia é que hoje é possível realizar boas ações de marketing e comunicação sem gastar muito dinheiro. Ao utilizar as redes sociais, por exemplo, é possível chegar até o público-alvo investindo pouco dinheiro (posts patrocinados, entre outras táticas).

É interessante lembrar sempre que o que se está vendendo é mais que um produto ou serviço. Embutir mensagens que despertem a sensibilidade dos consumidores surtirá bons efeitos.

2. Monte kits de produtos direcionados para este público

Tanto quem vende em lojas físicas como os que trabalham no comércio eletrônico podem aproveitar o Dia dos Namorados para realizar vendas de diversos produtos complementares em uma única negociação.

O consumidor tende a ver valor em kits de mercadorias que se complementam, pois assim podem dar um presente maior e mais completo.

Use a criatividade para montar kits que envolvam produtos úteis e belos. Invista em embalagens também belas e criativas, pois esse é o tipo de presente que requer um cuidado especial — como já dissemos — no quesito emotividade.

3. Ofereça uma experiência de compra agradável

Se adquirir um presente para o/a parceiro/a é um momento especial, que requer bastante atenção, pois “não é permitido errar na escolha”, a questão da experiência do consumidor é elevada à décima potência.

Proporcione ao seu cliente uma experiência carregada de sensibilidade. Um atendimento personalizado, neste caso, fará toda a diferença.

Outro ponto importante é a facilitação de aspectos como: formas de pagamento, possibilidade de trocas rápidas, consultoria para os clientes que estão em dúvida sobre o que comprar etc.

4. Agilize as entregas

Essa é uma outra dica que serve para as lojas físicas, mas que tem ainda mais preponderância no e-commerce: entregas ágeis.

Nenhum consumidor quer ficar na dúvida se receberá ou não o que comprou com tempo hábil para presentear seu/sua parceiro(a).

Proporcione ao seu cliente a certeza de que ele receberá o que comprou na data combinada. Isso fará toda a diferença para a fidelização deste consumidor nas próximas datas comemorativas.

5. Use pagamentos digitais para facilitar a vida do cliente

Por fim, com a digitalização crescente no cotidiano das pessoas, as empresas que oferecem meios de pagamentos digitais também têm um grande diferencial competitivo.

Contar com equipamentos e sistemas de pagamentos mobile pode ser decisivo na hora de negociar com o cliente.

Use máquinas inteligentes de pagamentos com cartão de crédito e débito.

→ Confira, neste artigo, as 4 características que a maquininha de cartão da sua empresa precisa ter!

Que tal, sua empresa está preparada para vender e faturar mais no Dia dos Namorados? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!